NIKOLA TESLA, UM GENIO DA ELETROMECÂNICA MEU IDOLO CIENTISTA PREFERIDO

NIKOLA TESLA


UM GENIO DA ELETROMECÂNICA, MEU IDOLO CIENTISTA PREFERIDO.



Srs.

Nada se compara ao que esse gênio imaginava sobre mecânica e eletricidade era ele extremamente excêntrico irreverente e estudioso no que se dedicava aos extremos, concebeu o sistema de corrente alternada, imaginou até uma forma de mudar o clima e transmissão de energia sem fios.

E mais o Evento de Tunguska No dia 30 de junho de 1908, onde existiu uma grande explosão no rio Tunguska, na cidade de Podkamennaya, Rússia. O impacto provocado foi de aproximadamente 15 megatoneladas (megatons) de TNT, o que equivale a mil vezes o rendimento provocado pela bomba atômica que assolou a cidade de Hiroshima, no Japão. Tem haver com esse gênio como comentam os cientistas.

Cientistas do mundo todo comentaram durante décadas sobre o assunto, e muitos não acreditavam que a Rússia pudesse na época produzir uma bomba tão destrutiva. Teorias de Conspiração à parte, estudiosos na época cogitaram que a explosão poderia ter sido provocada por um meteoróide (fragmentos de corpos celestes que vagam pelo espaço) que supostamente teria se chocado com aquela região.

O fato é que nenhuma cratera foi encontrada, nem fragmentos de meteorito, existindo apenas uma área de 2,150 km quadrados com árvores completamente caídas, formando uma imensa clareira. Por isso que a Teoria de que a causa seja Tesla e o seu raio de morte, testado horas antes da explosão, ainda resistem ao tempo.



Comento:

Esse gênio contemporâneo também de outro grande gênio Thomaz Edison com certeza deram ruma a humanidade dos dois falados todos me admiram, mas meu preferido sempre foi Nikola Tesla. Um dos inventores mais geniais de todos os tempos, Nikola Tesla (1856-1943), Filiação: Đuka Tesla, Milutin Tesla, Nascimento: 10 de julho de 1856, Smiljan, Croácia. Falecimento: 7 de janeiro de 1943, Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos, Altura: 1,98 m, Prêmios: Medalha Elliott Cresson, Medalha Edison IEEE.



Engenheiro elétrico e mecânico, além de físico, ele pouco se detém, no entanto, nesta obra autobiográfica, nos detalhes técnicos e conceituais de suas criações. um ser humano peculiar, dono de um cérebro altamente imaginativo, e seu surpreendente processo de criação. Tesla concebeu o sistema de corrente alternada, que possibilitou a transmissão de energia elétrica, e lançou as bases do desenvolvimento da tecnologia moderna - as comunicações sem fio, a robótica, o controle remoto, o radar, a ciência computacional, a balística. Conta como, ainda na infância, vivida em seu país natal - a Austria-Hungria, hoje Croácia - aprendeu a dominar uma estranha perturbação, que embotava seu raciocínio, e transformá-la em ponto favorável a sua criatividade.



Tesla era assaltado com frequência por visões de imagens quase tangíveis, em geral acompanhadas de fortes clarões de luz, de objetos e cenas que designavam palavras ouvidas no cotidiano. Para tentar livrar-se do problema, ele passou a se concentrar nas imagens, fixando-as em sua mente. A técnica o ajudaria a desenvolver um sistema criativo ímpar; "Um método de materialização de conceitos e ideias inventivas mais eficiente do que o experimental". Tesla "construía" seus projetos na imaginação, de modo tão vívido que podia aprimorá-los e operá-los mentalmente; "É absolutamente irrelevante para mim se testo a minha turbina em pensamento ou na oficina".



Tesla tinha apenas oito anos quando percebeu que podia subjugar a própria mente. Nessa época, estimulado pela leitura de certo livro, ele aprendeu a praticar o autocontrole; "No início, meus desejos tinham de ser dominados, mas aos poucos o desejo e a vontade tornaram-se idênticos. Depois de anos nessa disciplina, obtive um domínio tão completo de mim mesmo, que brincava com paixões que teriam significado a destruição para os homens mais fortes".



Além de Física e Matemática, Tesla estudou Filosofia. Atuou como engenheiro elétrico na Hungria, França e Alemanha e, nos Estados Unidos, para onde se mudou em 1884, trabalharia com Thomas Edson, que se tornaria seu rival. Edson defendia um sistema de transmissão de potência de corrente contínua, inferior ao criado por Tesla em 1888, de corrente alternada. Este sistema está na base do projeto, desenvolvido por Tesla, dos geradores das Cataratas do Niágara. Patenteada em seguida por George Westinghouse, a tecnologia ainda hoje fundamenta a indústria de energia elétrica.



Nota:

Dedico esse texto pesquisado aos colegas amantes da ELETROMECANICA e em especial aos jovens iniciantes nesse mundo maravilhoso da ciência. Deixo nos links abaixo um vídeo e artigo bibliográfico da Wikipédia que fala das façanhas desse gênio.



http://www.youtube.com/watch?v=iSQj-FlvyCQ&feature=player_detailpage

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

TH - TESTE HIDROSTÁTICO

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA