RNC – REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE




1. Introdução.
2. Conceito.
3. Objetivo.
4. Características da RNC – Registro de Não Conformidade.
5. POP Gerencial  de Elaboração da RNC - Registro de Não Conformidade.
6. Considerações finais.                                                                

1. Introdução.
No gerenciamento e SG – Sistema de Gestão em empresas em obra e/ou que já operam seus processos estão atentas as NÃO CONFORMIDADES QUE ACONTECEM daí fazerem o registro das mesmas e trata-las para que não voltem acontecer.

2. Conceito.
RNC - Registro de Não Conformidade pode ser entendido no que está em desacordo com projeto mesmo asbiltado aprovado / Construção mais possível de ter passado não percebido detectado a tempo antes da execução. E quando na construção poderá haver ocorrências detectados em inspeções de campo  IN LOCO que não conferem com o projetado.
Também se aplica esse mesmo entendimento para a documentação de QSMA – Qualidade, Segurança, saúde e Meio Ambiente sendo não conformidade o que não atende a exigências de legislações legais do país onde acontece a obra e na falta delas o que esteja em desacordo a normas internacionais aplicáveis a não conformidade.

3. Objetivo.
1. Registrar a ocorrência de não conformidade encontrada mesmo no projeto antes de asbiltado e assim como nas etapas de construção como recurso IN LOCO de conferir a não conformidade do que estão executando com o projeto.
2. Para a tarefa em não conformidade como prevenção de danos que possam provocar ao processo em execução o que implicará em retrabalho e atraso da obra.
3. Identifica parâmetros de qualidade  que foram definidos para o obtenção de metas no processo que estão em desvio.
4. Identifica riscos de acidentes materiais, a integridade física de pessoas e ao meio ambiente.

   4. Características da RNC – Registro de Não Conformidade.
4.1. Tornar do conhecimento oficial e escrito como ciente quem responsável e todos envolvidos com registro da não conformidade.
4.2. Parada imediata da atividade e notificação dos envolvidos com o compromisso de reinicio com apresentação de proposta e aprovação da mesma que dê solução definitiva a ocorrência de não conformidade com a garantia que a mesma não torne a acontecer.
4.3. Aplicação de multas predefinidas de ressarcimento de perdas em escopo de contrato entre as partes cliente X fornecedores com peso reverso a aquém causar a ocorrência de não conformidade.
4.4. Mesmo no caso que a Não Conformidade tenha passado despercebida por todos e se materializado a ocorrência de sinistro se aplica o que foi definido no escopo do contrato.
4.5. Todas as informações editadas no RNC – Registro de Não Conformidade poderá ser usado como prova de autos, portanto devem datadas com data real da ocorrência, com registros de mídia fidedignos fotografias e videos datados e assinados e, ou com senhas eletrônicas que identifique quem fez o registro da não conformidade.

Comentário:
Srs,
Pela vivência com obras é imperativo que identificado a NÃO CONFORMIDADE pelas razões já explicitadas fica automaticamente parada aquela frente de trabalho até que seja dada a solução definitiva. E para que se ganhe tempo e até evite que situações comprometedoras possam gerar até de ordem de acidentes do trabalho o Consultor entende que seja comunicado de imediato verbalmente ao mais graduado que responda pela a frente de trabalho onde foi detectada a ocorrência de não conformidade.

Tenho observado que há sempre perca de tempo e geram conflitos a iniciativa de parar uma frente de trabalho e ter que chamar fulano e sicrano se para mesmo entende também o Consultor que PARAR UM FRENTE DE TRABALHO EM NÃO CONFORMIDADE haverá de quem como gestor investido de fiscalizar a obra TOMAR ESSA INICITAIVA DESDE QUE ESTEJA SEGURO do que faça e se tome essa posição se tiver REALMENTE a garantia e respaldo legal que há divergência do projeto e/ou de legislação legal vigente que justifique a parada.

No caso de uma possibilidade iminente de ocorrência de acidente de trabalho é no mínimo obrigação de quem perceber a NÃO CONFORMIDADE e tenha a razão na possibilidade de se configurar o acidente de trabalho é comunicar imediatamente ao mais graduado que responda pela a frente de trabalho ele não atendendo comunique ao seu superior imediato e não tenha isso como “medo que está causando transtornos” você está salvando vidas pode ser a sua a vida dessa pessoa que discorda de você e de todos da obra que você participa. É duro citar esse adjetivo, mas nãos e acovarde.

Passadas as urgências da IDENTIFICAÇÃO DA OCORRENCIA DE NÃO CONFORMIDADES elabore a RNC com o detalhamento necessário em modelo de documentação formal da que ajude na analise e busca de solução da não conformidade por quem vá tratar essa não conformidade detalhes como fotos datadas e elementos que caracterizem bem a Não Conformidade deve ser registrados.  Não seja muito resumido e nem muito jornalesco na redação da RNC, mas lembra o consultor  o cravo da ferradura de Benjamim Franklin.

Nota:
Vejamos o que diz esse poema lembra ensinamentos que vamos garimpando ao longo do tempo e situações passadas sugiro ler o poema e abaixo ler as considerações pessoais do Consultor e que cada um dos leitores façam seu juízo.

Poema:
Benjamin Franklin [1706 – 1790]


Considerações:
1. Na busca da causa da raiz se ater em avaliar exaustivamente o detalhe faz a diferença não falo de absurdos falo de sensatez.
2. Redigir o melhor é que se apliquem as palavras de nosso vernáculo corretas e mais apropriadas, mas não tenha medo de redigir procure passar sua mensagem para que seu leitor entenda não vá se bloqueiar em ter que escrever bonito a mensagem. 
3. Não seja resumido demais lembro que você tem que informar o detalhe e não precisa justificar-se como Lutero o grande filósofo religioso que afirmou insistindo nas suas pregações no que dizia “quanto menos palavra melhor à reza”.  E assim também sabedoria popular quando questiona que “Quem muito fala, muito erra”.

5. POP Operativo de Elaboração da RNC - Registro de Não Conformidade.
O Consultor entende POP Operativo de Elaboração da RNC - Registro de Não Conformidade como um procedimento gerencial o passo a passo orienta de forma a informar orientar seus executantes como deve ser documentado a RNC - Registro de Não Conformidade.

5.1. Cabeçalho de Registro da RNC.
       Use papel timbrado com LOGO da empresa

5.2. Identifique a RNC
        Número da RNC / DATA / REVISÃO / PAGINA

5.3.  Identifique a PLANTA
5.4. REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE
5.4. 1. Identifique maquina/equipamento/Processo.
5.4. 2. Identifique tarefa/serviço onde se deu a não conformidade.
5.4. 3. Identifique o elemento de maquina/equipamento/processo em não conformidade.
5.4. 4. Identifique com exatidão o local da planta onde correu a não conformidade.
5.4. 5. Descreva a não conformidade
            Redação da não conformidade
            Cole registro fotográfico da ocorrência por foto datada.
5.4. 6. Identificação do EMITENTE DA RNC
           Nome                                                       Assina / Carimba
           Cargo
           Data

5.5. Identificação da EMPRESA EXECUTANTE DA OBRA
         Nome                                                       Assina / Carimba
         Cargo
         Data

5.5.1. CIENCIA E CONHECIMENTO DA NÃO CONFORMIDADE.
5.5.1.1. Confirma que está ciente da não conformidade.
5.5.1.2. Apresenta PL de Correção/Medidas/Custo para correção não conformidade.
5.5.1.3. Informa prazo de conclusão correção da não conformidade.

5.6.  Registro Fotográfico da correção da Não Conformidade
          Redação de confirmação da correção da não conformidade.
          Cole registro fotográfico da confirmação da correção por foto datada.

5.7. Identificação dos SITES MANEGER CLIENTE/CONSTRUÇÃO
         Gerente de Construção
         Nome                                                       Assina / Carimba
         Cargo
         Data    

        Gerente Cliente
        Nome                                                       Assina / Carimba
        Cargo
        Data

        Gerente QSMA / Construção
        Nome                                                       Assina / Carimba
        Cargo
        Data

        Gerente QSMA / Cliente
        Nome                                                       Assina / Carimba
        Cargo
        Data

Nota:
  1. Tem consciência o Consultor que as empresas de Cliente/Construção entrem em entendimento do modeloa ser OFICILIAZADO como documento formal para RNC – Registro de Não Conformidade.
22.  A gestão da documentação da obra que inclui a RNC é da responsabilidade dos Gerentes de QSMA – Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente de ambas as partes Cliente e Construtor as originais ficam na guarda da cliente e copias autenticadas com o construtor por tendo que determine a legislação legal.

6. Considerações finais.
Esse modelo de RNC aqui apresentado pelo Consultor fica como sugestão e cabe cada SGI – Sistema de Gestão Industrial das empresas cliente e construtora chegarem a um modelo que atenda a obra e que seja oficializado e conhecimento de todas as partes envolvidas na ocorrência de não conformidade. 

Eng° José Vilmar
Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA
Skype: engjosevilmar
Cel.: 85 99475695
Fortaleza, 06 de Agosto 2014.

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado